Webinar: O Bicentenário da Independência do Brasil: As dívidas históricas do Brasil a população preta.

  • 002 Horas de duração
  • 1 Aulas
  • 1 Módulos
  • 1 ano de suporte
  • Certificado de conclusão
Acesso Gratuito
Acessar Dê um passo adiante em sua carreira!
Uma plataforma EAD moderna com conteúdo preparado a partir de uma rede de especialistas em diferentes temáticas de conteúdo Étnico - Raciais.
Àwúre Educa

No dia 07 de setembro de 2022 comemora-se os 200 anos de Independência do Brasil. Diante desta data tão simbólica para o país, III Simpósio Nacional e II Internacional Povos Indígenas, Negros/as, Quilombolas e Religiosos/as De Matriz Africana e Afro-indigena: “ Decolonialidade e Dívidas históricas do Estado Brasileiro no marco dos 200 anos da Independência”, realizará no dia 13 de setembro de 2022 as etapas virtuais que antecedem a etapa presencial do Simpósio. E neste dia traremos a reflexão de como o processo de formação do Brasil ao longo desses 200 anos invisibilizou e silenciou a população negra que oriundos de diferentes lugares do continente Africano, vieram para o Brasil escravizados e que contribuíram economicamente, socialmente e culturalmente para a formação do país, mas permanecem invisibilizados até hoje.

Palestrante 01: Prof. Dra. Elizabeth Sousa Abrantes

Possui Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de Lisboa, Doutorado em História Social pela Universidade Federal Fluminense (2010), Mestrado em História do Brasil, pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e Graduação em História, pela Universidade Federal do Maranhão (1996). Atualmente é professora Adjunta do Departamento de História e Geografia da Universidade Estadual do Maranhão, Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação História, Ensino, Narrativas (Mestrado Profissional - PPGHIST/ UEMA) e Coordenadora do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Gênero e Educação do Maranhão (NUPEGEM). Coordenou o curso de Aperfeiçoamento em Gênero e Diversidade na Escola (MEC/UEMA) de 2009 a 2010. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil e do Maranhão, atuando principalmente nos seguintes temas: relações de gênero, história das mulheres, dote e educação feminina (séculos XIX e XX). 

Autor do artigo: O Grito dos Excluídos


Palestrante 03: Luiz Geraldo Silva 

Professor Titular do Departamento de História da Universidade Federal do Paraná. Graduado (1986) e Mestre (1991) em História pela Universidade Federal de Pernambuco. Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (1996). Atua nas áreas de História do Brasil Colônia, História da América, História Atlântica e História Marítima. Estuda milícias e história social de africanos e afrodescendentes livres e libertos nos impérios português e no mundo atlântico entre os séculos XVII e XIX.

Autor do Artigo: Afrodescendentes e a Independência do Brasil


Palestrante 04: Dr. Prof. Marc A. Hertzman

Ph.D., Universidade de Wisconsin-Madison e atualmente é professor na University of Illinois at Urbana-Champaign. Seus estudos estão voltados para a história do Brasil e da América Latina com especial interesse em raça, cultura, escravidão, trabalho e gênero. Meu primeiro livro,  Making Samba: A New History of Race and Music in Brazil , foi publicado pela Duke University Press em 2013 e recebeu Menção Honrosa no  Bryce Wood Book Prize (Latin American Studies Association) e no Woody Guthrie Award (International Association for o Estudo da Música Popular). Atualmente sou co-editor da Revista Luso-Brasileira .

Autor do Artigo: Nomes esquecidos e desconhecidos


Moderadora – Lucia Toledo França Bueno

Autora do artigo que será publicado no livro online do MPT: Vozes do povo e comunidades tradicionais de terreiro de religião de matrizes africanas em redes transnacionais de atuação política: Que agenda é essa? – Bacharela e Mestrada em Relações Internacionais pela UFU, pesquisadora do Grupo de Pesquisa África-Brasil e Latitudes Africanas UNILAB, do Núcleo de Pesquisa e Estudos em Direitos Humanos (NUPEDH UFU) e do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros (NEAB UFU)


6 meses Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 6 meses após a matrícula.

Povos e comunidades tradicionais de Terreiro de Matrizes africanas e afro-ameríndias, estudantes, acadêmicos da área de preservação, comunidades, gestores públicos, servidores públicos e público e público geral interessado. 

Àwúre Educa
"Uma plataforma EAD moderna com conteúdo preparado a partir de uma rede de especialistas em diferentes temáticas de conteúdo Étnico - Raciais."


Nenhuma descrição cadastrada.

Conteúdo Programático

No dia 07 de setembro de 2022 comemora-se os 200 anos de Independência do Brasil. Diante desta data tão simbólica para o país, III Simpósio Nacional e II Internacional Povos Indígenas, Negros/as, Quilombolas e Religiosos/as De Matriz Africana e Afro-indigena: “ Decolonialidade e Dívidas históricas do Estado Brasileiro no marco dos 200 anos da Independência”, realizará no dia 13 de setembro de 2022 as etapas virtuais que antecedem a etapa presencial do Simpósio. E neste dia traremos a reflexão de como o processo de formação do Brasil ao longo desses 200 anos invisibilizou e silenciou a população negra que oriundos de diferentes lugares do continente Africano, vieram para o Brasil escravizados e que contribuíram economicamente, socialmente e culturalmente para a formação do país, mas permanecem invisibilizados até hoje.
  • 1. Webinar: O Bicentenário da Independência do Brasil: As dívidas históricas do Brasil a população preta.
Voltar ao topo