Webinar: Quem Tem Medo de Mulheres Pretas

  • 012 Horas de duração
  • 6 Aulas
  • 6 Módulos
  • 1 ano de suporte
Acesso Gratuito
Acessar Dê um passo adiante em sua carreira!
Uma plataforma EAD moderna com conteúdo preparado a partir de uma rede de especialistas em diferentes temáticas de conteúdo Étnico - Raciais.
Àwúre Educa

JULHO DAS PRETAS – EDIÇÃO 2022

Em fortalecimento e complementaridade a ações de conscientização sobre a igualdade racial, o Centro de Articulações de Populações Marginalizadas e a Rede de Professores Antirracistas promoverão em julho o evento Quem tem medo de Mulher Preta? Em homenagem ao Julho das Pretas. A iniciativa tem em vista o conhecimento e reconhecimento da construção do 25 de julho (Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha), enquanto fruto de um movimento secular, do ativismo de nós, mulheres negras, traçado na luta contra as opressões.

O evento se configurará em rodas de conversas virtuais, com Mulheres Pretas produtoras e disseminadoras de saberes: periféricos, acadêmicos, artísticos, etc. Mulheres do nosso cotidiano que em seus espaços de trabalho, pesquisam, lutam e auxiliam a transformação da sociedade, num lugar mais democrático, inclusivo e humano. Afinal, quando uma mulher preta se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela (Angela Davis).

Com este evento, pretendemos dar continuidade a todo trabalho de atuação na luta contra o racismo que impera em nossa sociedade, clamando a todas, todes e todos a se posicionarem na luta contra todo tipo de discriminação sofrida pela mulher negra brasileira. Acreditamos que um dos caminhos de luta se faz pela aprendizagem. Nesse sentido, desejamos criar um espaço de diálogo enegrecido e afetivo sobre saberes e fazeres afro-diaspóricos, pensando os nossos locais de atuação, formando uma grande rede de compartilhamento carregada de potências e produzida sob o olhar de mulheres pretas. Por isso, nos unimos a grandes mulheres negras que aceitaram o convite de participar desse evento para discutirmos a situação da mulher negra na política, saúde, mercado de trabalho, educação, cultura e religião e assim promovermos um grande momento para elevarmos as demandas da mulher negra, como pauta da agenda nacional brasileira.

Refletindo sobre a impossibilidade da realização deste tipo de evento de forma presencial e entendendo a importância da data que marca o protagonismo feminino negro, buscamos com a atividade, um reencontro de Saber-Poder, de nós Pretas. Contando com a tecnologia apropriada por nós nesse cenário atual de pandemia, o que tem evidenciado o sentido da reinvenção de táticas e estratégias com as quais nós afro-diaspóricos temos buscado sobreviver e subverter a ordem, pensando na realização deste encontro através de atividades remotas via o Canal do Youtube da Rede de Professores Antirracistas.

“Para as mulheres negras acostumadas a manter o controle das situações, pedir ajuda pode significar a prática do amor, da confiança, reconhecendo que não precisamos resolver tudo sozinhas.” (bell hooks, sn data. Vivendo de Amor)

Cordialmente,

CEAP, coordenado pela Prof.ª Doutora Mariana Gino e Rede de Professores Antirracistas, coordenado pela Prof.ª Ms. Lavini Castro.

1 ano Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 1 ano após a matrícula.
Nenhuma descrição cadastrada.
Àwúre Educa
"Uma plataforma EAD moderna com conteúdo preparado a partir de uma rede de especialistas em diferentes temáticas de conteúdo Étnico - Raciais."


Conteúdo Programático

Helena Theodoro
Mônica da Silva Francisco
Lavini Beatriz Vieira de Castro
Mariana Gino
Mediação: Yasmin Lobo I. dos Santos
Lavini Beatriz Vieira de Castro
Karem Lamego
Zilda Xaves
Raquel Nascimento Dias
Mediação: Aline Simplício
Hellen Jacqueline Pires Belfort Pereira
Cecilia Santos Silva
Iêda Maria Fonseca Santos
Karen Lamego
Mediação: Lavini Beatriz Vieira de Castro
Aline Simplício
Ana Karla da Silva Pereira
Waleska Miguel Batista
Eliane Barbosa
Mediação: Ana Beatriz Oliveira Santos
Márcia Marçal
Raquel Matoso
Rosana Torquato
Mariana Gino
Mediação: Anna Gabriela
  • 1. Dia 29/07 – Quem tem medo de Mulher Preta na Religião?
Maria Luiza Igino Evaristo
Sinara Rubia
Lyla Marzandra
Mediação: Mariana Gino
  • 1. Dia 30/07 – Quem tem medo de Mulher Preta na Cultura?
Voltar ao topo